quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Записки из подполья, Zapiski iz podpol'ya

Записки из подполья, Zapiski iz podpol'ya. 

Isso mesmo que você leu. Para você, que assim como eu, não é fluente em russo, a Wikipédia explica: Esse é o nome original do livro de Fyodor Dostoyevsky (Lê-se dastayevsky), Notes From the Underground.

Nesse post falaremos um pouco sobre a obra e o autor que inspiraram o terceiro album da banda, que sai 8 de janeiro.

O Autor



Fyodor Dostoyevsky é o mais famoso e importante escritor russo. Do movimento literário do realismo (tipo Machado de Assis, do Dom Casmurro), Dostoyevsky contava suas historias com primazia, enquanto incluia a análise psicológica de seus personagens como ninguém. Falando de religião, dor, morte e vícios, Dostoyevsky apresentava uma visãoo pessimista da vida. Era um autor niilista. Ao mesmo tempo que nos convoca ao gozo da nossa própria liberdade, não sufocada e não controlada por nada, também demonstra um alto ressentimento para com o mundo.

Algumas frases do autor:

"Se Deus está morto, então tudo é permitido"
"A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é que é infeliz."
"Às vezes o homem prefere o sofrimento à paixão."
"Quanto mais gosto da humanidade em geral, menos aprecio as pessoas em particular, como indivíduos."
"Decididamente não compreendo por que é mais glorioso bombardear de projécteis uma cidade do que assassinar alguém a machadadas."

Livros Famosos do Autor:

Crime e Castigo
Os Irmaos Karamazov
O Idiota
Os Demônios

Notes from the Underground

Foi a primeira novela existencialista lançada (a existência precede a essência da pessoa. Não existem tais coisas como "karma" ou coisas boas acontecendo à pessoas boas ou ruins. As coisas acontecem porque acontecem. Deve-se se conhecer, e então viver de acordo com esse entendimento. A angustia surge negativamente da experiencia de liberdade e responsabilidade. Perda de fé. Seres humanos não são racionais, baseando suas decisões no significado das coisas, e não na razão pura.)

O livro em si é dividido em 2 partes. Se trata, basicamente, de reflexões e pensamentos do Homem Subterrâneo. o Subterrâneo seria o lugar onde escondemos nossas motivações, historias que não contamos a ninguém. O livro, em suma, é muito pessimista, sombrio e filosófico.

O que isso nos diz sobre o cd? Talvez nada. Mas se levarmos em conta Paradise Lost, Black Dahlia, e tantas outras referencias já feitas pela banda, podemos esperar um cd muito mais pesado e sombrio que os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário